Yama: literalmente significa “controle”, é constituido
de cinco partes que orientam nossa relação com a sociedade e com o mundo
objetivo. Yama enfatiza nossas responsabilidades para com os outros seres, e
também expressa a idéia de que cada ser vivo é parte integrante da Consciência
Infinita, de que todas as entidades são partes de uma mesma família.
Nyama: significa
auto-controle e também é constituido de cinco partes, as quais mostram como
preservar o equilíbrio mental e a harmonia pessoal. Para o aspirante espiritual,
Yama e Nyama são os fundamentos da meditação.
YAMA
Ahimsa: não-violência física, psíquica e espiritual,
seja com palavreas, ação ou pensamento; não
levar dor ao outro, mas tirá-la dele; não comer
carne.
Sathya: não manipular as palavras, não mentir, mentir
com a mente bem intencionada (salvar a vida de alguém), não falar a verdade com
más intenções.
Asteya: não roubar,
nem em pensamento
Brahmacarya: andar com o penamento sempre em brahma, ligado com Ele que é a
Cosciência Suprema, cada ação é a Consciênia Suprema.
Aparigraha: não acumular bens desnecessários.
NYAMA
Shaoca: limpeza interna (limpar a mente de pensamentos
impuros), limpeza externa (banho, casa).
Santosa: satisfação com o que se tem, aceitação do que se
tem na vida.
Tapah: serviço, trabalhar para chegar ao destino, fazer
serviço social, a mente tem que estar pronta para a luta, mesmo com críticas,
mesmo com sacrifício pessoal, a luta pe necessária.
Svadhyaya: estudar a filosofia de Bábá, todos os dias,
auto-conhecimento.
Iishvara Pranidhana: atração pela Consciência Suprema. Mente fixa Nele,
se movimentando na direção Dele, fixa em Deus, com concentração.
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