Imagem: Fabiano Reloaded - Parque Farroupilha, Porto Alegre

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

YAMA E NYAMA – Ética Yogui

Yama: literalmente significa “controle”, é constituido de cinco partes que orientam nossa relação com a sociedade e com o mundo objetivo. Yama enfatiza nossas responsabilidades para com os outros seres, e também expressa a idéia de que cada ser vivo é parte integrante da Consciência Infinita, de que todas as entidades são partes de uma mesma família.

Nyama:  significa auto-controle e também é constituido de cinco partes, as quais mostram como preservar o equilíbrio mental e a harmonia pessoal. Para o aspirante espiritual, Yama e Nyama são os fundamentos da meditação.

YAMA
Ahimsa:   não-violência física, psíquica e espiritual, seja com palavreas, ação ou pensamento; não
levar dor ao outro, mas tirá-la dele; não comer carne.
Sathya:  não manipular as palavras, não mentir, mentir com a mente bem intencionada (salvar a vida de alguém), não falar a verdade com más intenções.
Asteya:   não roubar, nem em pensamento
Brahmacarya:  andar com o penamento  sempre em brahma, ligado com Ele que é a Cosciência Suprema, cada ação é a Consciênia Suprema.
Aparigraha:  não acumular bens desnecessários.

NYAMA
Shaoca:  limpeza interna (limpar a mente de pensamentos impuros), limpeza externa (banho, casa).
Santosa:  satisfação com o que se tem, aceitação do que se tem na vida.
Tapah:  serviço, trabalhar para chegar ao destino, fazer serviço social, a mente tem que estar pronta para a luta, mesmo com críticas, mesmo com sacrifício pessoal, a luta pe necessária.
Svadhyaya:  estudar a filosofia de Bábá, todos os dias, auto-conhecimento.
Iishvara Pranidhana:  atração pela Consciência Suprema. Mente fixa Nele, se movimentando na direção Dele, fixa em Deus, com concentração.

Namaskar!!